Alegra-te — mês de julho

Amados irmãos, paz e alegria!

Estamos chegando ao final do mês de julho e nesta edição trazemos duas partilhas de irmãos de Comunidade: uma entrevista com nossa irmã Vilma Guedes e um relato de experiência de nosso irmão Diego Nunes. Também neste mês temos reflexões do Papa Francisco sobre a fragilidade da vida e um resumo de notícias dos principais acontecimentos do mês.

Boa leitura!

Deus abençoe!

Nossos sorrisos — entrevista com Vilma Guedes

Neste mês, tivemos a alegria de entrevistar nossa irmã Vilma Guedes, consagrada de vida da Nova Berith. Em nossa conversa, Vilma, que recentemente voltou de um período de quase dois anos de missão em Guiné Bissau (na África) e é também membro fundante da comunidade, faz memória da fundação da comunidade e relata experiências de missão.

-Para você, o que é ser Sorriso de Deus para o mundo?

Ser sorriso é ser: a presença de Jesus, que é o próprio Sorriso de Deus. Deus sorriu para nós, em seu Filho Jesus Cristo, Deus encarnado na nossa história. Devo ser também esse sorriso pra humanidade!

-Qual a história mais marcante que você viveu na fase de fundação da comunidade?

Em uma adoração no retiro de carnaval em 1997 (antes da fundação da comunidade, no grupo de oração São Francisco), Janaína falou abertamente sobre o que Deus lhe chamava: a fundar uma comunidade e a ser e fazer: uma Berith com Ele. Não sabia o que era isso, pois eu era recente, no meio daqueles jovens, mas o meu coração já ardeu logo na hora. Lembro-me de ter dito assim: quero ser uma Berith também.

Alguns não se abriram ao novo, à graça que foram chamados, e eu fui na misericórdia e achei graça diante de Deus.

-Quais as principais mudanças que você tem percebido na comunidade ao longo dos anos?

O amadurecimento e o crescimento físico e estrutural da comunidade. As novas realidades de vocações comunitárias. As novas formas da evangelização. Como uma árvore grande, cheia de frutos, assim é a comunidade, que a cada safra, se renova e com o perfume dos frutos em flores, nos alimentam no tempo certo com os novos frutos…

-Fala também um pouco sobre a recente vivência da missão na África!

A África foi uma experiência incrível. Um tempo de abandono em Deus. Longe de tudo e de todos que nos dão segurança. Foi e é uma oportunidade de crescimento espiritual e humano, viver junto daquele povo africano, que mesmo na dor sabe ser feliz…

Recomendo a todos uma experiência missionária, para renovar o ardor dentro de si.

Só se apaga a brasa do coração de quem não está no meio do fogo, pois quem está no centro, no seio da comunidade, continua com fogo. Mesmo que diminua, se acende novamente…

Jogo rápido:

- Uma música: Completa esta alegria

- Uma frase: Deus é amor. Imenso amor. Deus é perdão, traz paz ao coração.

  • Um versículo bíblico: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. (Jo 15,13)
  • Um (a) santo (a): Santa Teresinha
  • Uma certeza: Deus é amor

Berith no Mundo (Portugal)

Por Diego Nunes

Para quem não sabe, eu (Diego) e Raphaela somos catequistas na Paróquia do Canidelo, em Portugal, há 3 anos. Aqui o ritmo da catequese é um pouco diferente do Brasil, e tem uma duração total de 10 anos, em que os catequistas acompanham uma única turma desde o 1º até o 10º ano. No 3º ano de catequese, as crianças fazem a sua primeira Eucaristia, e no 10º ano fazem o Crisma. Neste mês de julho, nossa turma fez a primeira comunhão, e tem sido muito especial caminhar junto com as crianças e testemunhar este momento tão especial em suas vidas. Separamos algumas fotos deste dia para mostrar a vocês. Espero que gostem!

Ensinamentos do Papa

Como vocês sabem, nosso querido Papa se submeteu a uma cirurgia neste mês de julho. Nesta oportunidade, o Papa nos levou a refletir sobre a fragilidade em vários aspectos. A fragilidade física, que será enfrentada por todos nós em algum momento da vida; a fragilidade da vida, que é fugaz como um sopro; a fragilidade da nossa natureza humana, que em tudo precisa de Deus. “É a fragilidade o ponto forte do cristianismo, não a sua ausência”, diz o Pe. Luigi Maria Epicoco, editorialista do jornal vaticano.

Numa homilia, o Santo Padre nos lembra que “é indispensável conhecer e confessar a nossa fragilidade”. Com efeito, “quem se considera forte, capaz de se salvar sozinho, é pelo menos ingênuo e, no final, permanece um homem derrotado por tantas fragilidades que traz consigo”. Ao contrário, é exatamente “a fragilidade que nos leva a pedir ajuda ao Senhor”, porque, “na nossa fragilidade nada podemos sem a tua ajuda”.

Resumo de notícias do mês

Veja o que aconteceu nesse mês e aproveite para fazer memória e louvar a Deus por todas as bênçãos e também fique de olho para saber se perdeu algum acontecimento:

  • No último dia 14, nosso irmão Vinícius Paiva embarcou para Guiné Bissau (África) para um novo período de missão. Lá, além de retomar as atividades missionárias, Vinícius já teve uma reunião com o bispo local e também já recebeu a primeira dose de vacina contra a Covid-19.
  • Foi realizada a campanha “Canjica Partilhada”, ação voltada para irmãos em situação de rua e para a arrecadação da Missão África. Agradecemos a todos que contribuíram. Deus abençoe!
  • Neste dia 30 de julho, comemoramos 5 anos de Missão África! Louvamos a Deus por esta missão tão frutífera e por toda a providência ao longo deste tempo!
  • Tivemos novidades também no Instagram: lançamento do perfil @novaberith.africa para acompanharmos a missão mais de perto e reformulação do perfil do Projeto MAE em @maesocial_nb.
  • E vem por aí… No próximo dia 11 de agosto, nossas irmãs consagradas Daiana Leal e Luciana Avelar embarcam para missão em Guiné Bissau.

Comunidade Católica Nova Berith. O nosso carisma é ser Sorriso de Deus para o Mundo!

Comunidade Católica Nova Berith. O nosso carisma é ser Sorriso de Deus para o Mundo!