Alegra-te! — mês de novembro
Amados irmãos, paz e alegria!
Chegamos à edição do Alegra-te do mês de novembro. Um ano litúrgico se encerra e outro se inicia. Louvamos e agradecemos a Deus por tudo que vivenciamos ao longo deste ano. Já são sete edições mensais de nosso informativo online publicadas. Em novembro, começamos o advento vivendo a esperança trazida pelo Jesus Menino e, neste mês, na sessão “Viver o Carisma”, trazemos uma entrevista com nossa irmã consagrada Luana Leal, membro do núcleo de criação do espetáculo de Natal Exulte, que neste ano estreia uma nova versão, inspirada na espiritualidade de São José. Na sessão “Ensinamentos do Papa”, temos uma reflexão do pontífice sobre viver com alegria mesmo diante das tribulações. Temos ainda novidades sobre o retorno das visitas com a Virgem do Sorriso e o resumo de notícias do mês.
Boa leitura a todos! Deus nos abençoe e conduza!
Nossos Sorrisos — Entrevista com Luana Leal

O Advento é tempo de espera, tempo de esperança. Em nossa comunidade, a vivência deste tempo litúrgico está muito ligada também à preparação do nosso tradicional espetáculo de Natal: o Exulte. Apresentado há mais de uma década, o Exulte já teve diferentes inspirações: a arte circense, a visão de São Francisco de Assis e de Santa Teresinha sobre o Natal, a vida de Santa Madre Teresa de Calcutá… Neste ano, uma nova inspiração nos traz um Exulte totalmente novo, em que o nascimento de Jesus é contato a partir da espiritualidade e devoção a São José. Nesta entrevista, nossa irmã consagrada Luana Leal, integrante do núcleo de criação do Exulte, traz alguns detalhes sobre as novidades deste ano e partilha sobre como a vivência do Exulte a ajuda a viver intensamente o tempo de Advento e mergulhar mais fundo no mistério do Natal. Confira:
Alegra-te: O Exulte deste ano é inspirado na espiritualidade de São José. Você pode nos falar um pouco mais sobre o espetáculo e sobre o que podemos esperar?
Luana Leal: O espetáculo tem inspirações no Nordeste, no Sertão, e também em toda a cultura que envolve esse ambiente. Então nas danças, nas músicas, nos instrumentos, todo mundo pode esperar bastante da nossa marca nordestina. Nas músicas teremos novas composições autorais de José Costa Filho, Rafaela Maria e Rodrigo Vieira. Teremos ritmos como o maracatu, o forró e o xote e também será muito marcante a devoção do povo nordestino a São José Operário. Nos figurinos, vamos buscar utilizar muito o algodão colorido, também representando nossa cultura local. Além disso, todos podem esperar muita evangelização, pois vamos tratar de exatamente tudo que os Evangelhos trazem sobre São José.
Alegra-te: Como tem sido o processo de preparação do Exulte 2021? Partilha um pouco conosco!
Luana: O processo de preparação vem acontecendo desde o início do ano e, providencialmente, após a gente discernir o tema, a gente viu que o Papa Francisco proclamou o ano de São José. A preparação do espetáculo vem sendo intensa, de muita oração, de muito estudo para criar um roteiro que seja o mais fiel possível, passando todas as características de São José, com a Sagrada Família.
Alegra-te: Agora um breve testemunho: como o Exulte te ajuda a viver o Advento e o mistério do Natal?
Luana: O Exulte, para mim, de forma muito particular, me leva a viver isso através das preparações, das orações e da fraternidade na Comunidade. Através do Exulte, dos estudos, dos ensaios, a gente vai se aproximando mais ainda do Evangelho. Então, bem antes do Advento realmente começar, a gente já está vivendo de certa forma o Advento. E durante a fase de preparação mais intensiva, nos meses de novembro e dezembro, quando se aproxima a data do espetáculo, eu consigo viver como se fosse um intensivo do Advento, Para mim, é muito bom, eu me sinto muito feliz por viver essa preparação. A gente realmente se prepara e espera, com muita alegria, com muita esperança, para comemorar em Comunidade o nascimento de Jesus, vivendo toda essa liturgia segundo o nosso carisma.
Ensinamentos do Papa

No dia 28 de novembro, iniciamos o tempo litúrgico do Advento. Na oração do Angelus deste dia, o Papa Francisco nos trouxe importantes e preciosos ensinamentos, exortando-nos a viver com alegria mesmo diante das tribulações.
“Erguei-vos e levantai a cabeça porque é justamente nos momentos em que tudo parece estar acabado que o Senhor vem para nos salvar; esperá-lo com alegria mesmo em meio às tribulações, nas crises da vida e nos dramas da história”, exortou o Papa, comentando o Evangelho do dia para fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro.
“Jesus anuncia eventos desoladores e tribulações, mas justamente neste ponto nos convida a não ter medo. Por quê? Porque tudo vai correr bem? Não, mas porque Ele virá”, afirmou o Papa.
Mas como conseguir seguir com alegria em meio às grandes dificuldades? O pontífice diz:
“Jesus nos mostra o caminho com um forte apelo: ‘Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados. Ficai acordados, portanto, orando em todo momento’. “Ficai acordados”: a vigilância. Detenhamo-nos sobre este importante aspecto da vida cristã”. E acrescenta: “Pelas palavras de Cristo, vemos que a vigilância está ligada à atenção: cuidado, não se distraiam, ou seja, fiquem acordados! Vigilar significa isto: não permitir que o coração se torne preguiçoso e que a vida espiritual se enfraqueça na mediocridade. Ter cuidado porque se pode ser cristãos adormecidos, sem impulso espiritual, sem ardor na oração, sem entusiasmo pela missão, sem paixão pelo Evangelho. E isto leva a adormecer: a continuar com as coisas por inércia, a cair na apatia, indiferentes a tudo, exceto ao que nos convém.”
O pontífice nos alerta ainda sobre a importância de nos mantermos em oração, para que possamos nos concentrar no que realmente importa: Deus, sem que isso seja negligenciado mesmo nos dias mais movimentados: “A oração do coração pode nos ajudar, repetindo frequentemente pequenas invocações. No Advento, acostumemo-nos a dizer, por exemplo: ‘Vem, Senhor Jesus’. Repitamos esta oração ao longo do dia: a alma permanecerá vigilante!”, exortou.
Berith no mundo — Paraíba

As visitas com a Virgem do Sorriso foram retomadas neste mês e seis famílias já tiveram a graça de renovação da alegria pelas mãos de Nossa Senhora. A devoção a Nossa Senhora do Sorriso foi iniciada por Santa Teresinha do Menino Jesus, que quando menina, foi curada pelo sorriso de Nossa Senhora de algo que nos dias atuais possivelmente seria diagnosticado como uma síndrome do pânico. Assim como Santa Teresinha, muitas pessoas alcançam a cura da depressão e outras doenças pela intercessão da Virgem do Sorriso.
“Sempre que chegamos às casas, conversamos um pouco com as famílias, partilhamos, falamos sobre a história de Santa Teresinha com a Virgem do Sorriso. Tem sido uma bênção viver esses encontros”, partilhou Rossana Dunda, consagrada da Nova Berith e que faz parte da equipe que realiza as visitas. Em nossa comunidade, as visitas com a Virgem do Sorriso foram iniciadas em 2019 e passaram por uma pausa em 2020 em ocasião da pandemia de Covid-19, sendo retomadas agora com todos os devidos cuidados para evitar a transmissão do novo coronavírus.
Resumo de notícias
Mudança de casa — Em novembro, tivemos a mudança da Comunidade de Vida Masculina, que agora está também no bairro do Altiplano.
Encerramento do estudo bíblico — Após 14 semanas de leitura partilhada e formações sobre o livro Atos dos Apóstolos, foi encerrada no dia 19 de novembro a edição de 2021 de nosso estudo bíblico. Louvamos a Deus por todas as graças e aprendizados neste percurso.
Assembleia Arquidiocesana — Nos dias 12 e 13 de novembro aconteceu a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que teve como objetivo a reflexão e prática da sinodalidade na preparação do Ano de Missão na Arquidiocese da Paraíba. Nossa comunidade esteve presente, com a participação de nossa fundadora, Janaína Novais, nosso cofundador, José Costa Filho, e de membros consagrados.

Ingressos para o Exulte — Começaram nesta terça-feira, 30 de novembro, as vendas de ingressos para o espetáculo Exulte — São José, o guardião dos sonhos de Deus, que vai ser apresentado nos dias 17, 18 e 19 de dezembro. As vagas são limitadas e você pode ter mais informações sobre como adquirir os ingressos e as sessões disponíveis em nosso perfil no Instagram (@novaberith).
