Alegra-te! — mês de setembro

Amados irmãos, paz e alegria!

No mês de setembro, quando a Igreja celebra o mês da Bíblia, vivemos muitos momentos especiais, que lembram como a leitura e a vivência da Palavra precisam estar presentes em nosso dia a dia, desde os momentos mais simples àqueles mais extraordinários. No Alegra-te deste mês trazemos novidades sobre o projeto Mergulhados no Amor e na Esperança (MAE) em João Pessoa, uma partilha em forma de entrevista com um de nossos irmãos da comunidade de vida, destaques sobre os ensinamentos do nosso arcebispo, Dom Manoel Delson, durante missa celebrada em nossa casa de formação e muito mais!

Não deixe de conferir! Esperamos que essa leitura te ajude a trilhar o caminho para o céu! Deus te abençoe!

Nossos Sorrisos — Entrevista com Gabriel Gonçalves

Nesta edição, a sessão “Nossos Sorrisos” traz uma entrevista com nosso irmão Gabriel Gonçalves, discípulo de Vida e atual coordenador do Grupo de Oração São Francisco de Assis. Em sua partilha, Gabriel fala, entre outras coisa, sobre a intimidade com a Palavra de Deus e a vivência diária do Evangelho.

Equipe Alegra-te: Como é sua relação com a Bíblia?

Gabriel Gonçalves: A leitura da Bíblia é o ápice da minha oração pessoal. A minha relação com ela é de confiança que Deus vai me guiar com a sua Palavra.

Alegra-te: Como a Bíblia lhe ajuda no dia a dia?

GG: Diariamente eu faço questão de estudar a palavra de manhã, não somente pelas normas da comunidade de vida, mas creio que as leituras da liturgia diária me dão força e ardor para viver completamente o dia.

Alegra-te: O que fazer para ter mais intimidade com a palavra de Deus?

GG: Primeiramente identificar o que é a Bíblia em si, conhecer a sua estrutura nos ajudará a perceber como é de fato a sua divisão. A partir disso, você pode iniciar sua leitura de acordo com os livros que você mais se identifica, como livros poéticos, históricos, evangélicos, entre outros. Desse modo, você começa a criar laços com a Palavra e em seguida pode buscar algum curso bíblico de um livro específico ou somente criar o hábito de procurar na Bíblia as leituras da liturgia diária. Isso já pode ser o início da tão almejada intimidade com a Palavra. Ademais, estudar e ler a palavra de Deus de forma comunitária é sempre um transbordar do Espírito e uma atualização da Igreja primitiva que “todos os dias não cessavam de ensinar e de pregar o Evangelho de Jesus Cristo no templo e pelas casas.” (At 5, 42).

Alegra-te: Conta para gente algum testemunho diretamente relacionado com a palavra de Deus!

GG: A palavra de Deus sempre me acompanhou de forma eficaz e surpreendente em meus discernimentos pessoais e comunitários. Logo na minha chegada na comunidade de vida eu me vi diante de uma realidade missionária muito grande e me senti muito chamado a estudar assiduamente e pregar o evangelho para a juventude. Contudo, o medo tomava conta do meu coração e a palavra incapacidade ecoava demais dentro de mim, mas Deus sempre trazia de volta ao meu coração esse desejo. Durante uma adoração pessoal, eu levei esse discernimento para o Senhor e pedi que na Palavra ele me guiasse para a sua vontade, e lembro como hoje eu abrindo a Palavra e colocando o dedo de olhos fechados em um versículo. Quando eu abri meus olhos o versículo a qual meu dedo tinha parado em cima era do Evangelho de Marcos: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16, 15)

Alegra-te: Como a Bíblia te ajuda a ser Sorriso de Deus para o mundo?

GG: A nossa comunidade tem na essência ser esperança para o mundo perdido, se a Bíblia não gera esperança em nós, em vão estamos aqui. A Bíblia tem um papel fundamental na vida consagrada que eu desejo, ela me ajuda a não desistir e a contemplar diariamente o Verbo que se fez carne e sorriu para mim.

Ensinamentos do Bispo

Nesta edição, os ensinamentos da Santa Igreja vieram até nós de forma particular, através da presença de nosso arcebispo, Dom Manoel Delson, em nossa casa de formação. Trata-se de um momento histórico: pela primeira vez, um arcebispo presidiu a Santa Missa em uma de nossas casas.

Naquela oportunidade, dia 21 de setembro, celebramos a Festa de São Mateus. Dom Delson nos levou a refletir sobre o chamado de Jesus e nossa opção por Ele: “A opção que cada um faz é consequência de um chamado de Jesus. Tudo começa com um chamado do Senhor, este chamado é decisivo, é ele que muda a sua vida. (…) A palavra que Jesus dirige a cada um toca profundamente o coração e o ser. Ninguém pode ficar indiferente ao chamado do Senhor.”

A primeira leitura da celebração, em Efésios, nos trouxe algumas virtudes necessárias a um cristão. “A primeira (virtude), que não deve faltar para nenhum cristão, é a humildade. Um cristão que não for humilde vai se complicar. O humilde tem os pés no chão, aceita sua condição, suas falhas, suas limitações, aceita ser corrigido e orientado, aceita a Palavra de Deus que mostra um novo jeito de viver. ”, disse-nos Dom Delson.

A segunda virtude listada na leitura é a mansidão. Sobre ela, Dom Delson nos trouxe uma bela palavra: “Quando eu entrei hoje aqui eu senti um clima de mansidão, uma comunidade que tem uma leveza, e Pedro* comentava que a comunidade Nova Berith foi assim desde que ele a conheceu, há muito tempo. Eram poucos ainda mas ela não perdeu este toque da mansidão. Coisa bonita. A gente fica bem quando entra num lugar que tem este clima do acolhimento, da serenidade, do respeito às pessoas, isso vai tocando na nossa alma. Não precisam palavras, tudo fala.” (*Pedro Patrício é seminarista, acompanhou o arcebispo na visita, e foi membro da Nova Berith na época de sua fundação).

Em terceiro lugar, a epístola nos exorta a suportarmos uns aos outros com paciência. O bispo nos lembrou de nossas raízes franciscanas. “Eu sei que a Comunidade Nova Berith tem um toque de Francisco de Assis. (…) A fraternidade franciscana se fundamenta nisto. São Francisco descobriu que Jesus está presente na pessoa do outro. Seja o outro quem for, mas principalmente na pessoa do mais frágil, mais carente, mais necessitado. Se quisermos encontrar Deus, o caminho mais fácil é encontrá-lo no outro”, ressaltou.

Por fim, Dom Delson nos falou sobre nossa caminhada. “Sigam este caminho sabendo que o importante no caminhar é não parar de andar. (…) Nós não caminhamos sozinhos, Deus caminha conosco. Por isto São Mateus deixou tudo para servir ao Senhor. E de certo modo, nós também abrimos mão de tantas coisas para fazermos parte de uma comunidade, para seguirmos ao Senhor. Quem faz esta experiência de ouvir Jesus Cristo chamando e de segui-lo está descobrindo um tesouro maravilhoso em sua vida, vale a pena deixar tudo para comprá-lo. Que sejamos capazes de viver esta alegria do evangelho e transmiti-la para as outras pessoas.”

Nesta noite tão especial, Dom Delson nos trouxe o maior presente : Jesus Eucarístico, que foi entronizado na capela de nossa nova casa de formação. Louvado seja Deus pela vida de Dom Delson e por seu pastoreio nesta arquidiocese!

Berith no mundo — João Pessoa

Diretamente de nossa casa mãe, em João Pessoa, trazemos uma linda novidade: o retorno das ações presenciais do nosso projeto social, o MAE (Mergulhados no Amor e na Esperança), e em um novo local. Desde o dia 24 de setembro, foram iniciadas visitas a irmãos atendidos no Hospital São Vicente de Paulo, em João Pessoa. Com o apoio de permissão da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, que abrange a região onde está localizada a unidade de saúde, todas as semanas levaremos o Sorriso de Deus aos pacientes e aos acompanhantes deles, rezando, cantando, ouvindo e aconselhando. Se você se sentiu alegre com esta novidade e deseja ser também um voluntário nas visitas, entre em contato com nosso irmão consagrado de vida, Cláudio Filho, coordenador do projeto.

Resumo de notícias

Confira um resumo de outros acontecimentos no mês de setembro, faça memória e louve a Deus por tantas bênçãos sobre nós:

  • África: No último dia 28, tivemos um reencontro do Oratório em Bissau. Foram momentos de muito louvor e partilha!
  • Curso Bíblico — Atos dos Apóstolos: Seguimos, neste mês da Bíblia, com nossos encontros do Curso Bíblico sobre Atos dos Apóstolos. Tem sido uma grande bênção. Se você está com aulas em atraso, corre no grupo do curso no WhatsApp e confira as gravações dos encontros que já ocorreram.

Vem por aí

No dia 1º de outubro, celebramos o Dia de Santa Teresinha, nossa baluarte. Somos chamados a participarmos juntos da Santa Missa, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Altiplano, às 17h. Neste dia, também teremos estudo bíblico e assistiremos ao Exulte — O Amor se fez rosto.

No dia 2 de outubro, às 16h, teremos em nossa comunidade a missa do Santo Anjo da Guarda e de Santa Teresinha. Nessa ocasião, há um chamado muito especial para a participação das crianças.

No dia 3 teremos a alegria de participar da consagração de aliança de Amanda Cunha, Gabriela Puziski e Lara Almeida, da consagração de vida de Diego Nunes e Raphaela Lins e da renovação da consagração de Maiara Miranda, Richardson Marcelo e Thiago Vieira.

Já no dia 4, dia de São Francisco de Assis, nosso baluarte, somos chamados a participar da Santa Missa no Santuário da Imaculada Conceição, às 17h, e em seguida assistirmos ao musical “Exulte — um ato de esperança”.

Comunidade Católica Nova Berith. O nosso carisma é ser Sorriso de Deus para o Mundo!

Comunidade Católica Nova Berith. O nosso carisma é ser Sorriso de Deus para o Mundo!