Alegra-te — mês de Maio —Nossos Sorrisos

Nova Berith
5 min readMay 20, 2021

Paz e alegria!

Chegamos ao mês de maio: mês dedicado a Nossa Senhora e também quando celebramos o aniversário de 22 anos da Comunidade Católica Nova Berith. Neste ano, vivemos uma graça ainda mais especial no dia de nosso aniversário: a solenidade de Pentecostes, revivendo a mesma alegria do ano de fundação, quando a 23 de maio celebramos com toda a Igreja o derramamento do Espírito Santo, que vem para conduzir nossas vidas.

Em comemoração ao nosso aniversário, publicamos neste mês uma entrevista com a nossa fundadora, Janaína Lúcia Novais Costa. E você confere ainda, em outras postagens, notícias sobre nossas missões e alguns destaques do Vaticano.

Na certeza da ressurreição de Cristo e do envio do Espírito Santo a cada um de nós para nos dar força e coragem, sob a intercessão da Virgem Santíssima, te convidamos: Alegra-te!

Com amor,

Equipe Alegra-te

Nossos Sorrisos

Entrevista com Janaína Lúcia Novais Costa

A nossa primeira entrevistada na sessão “Nossos Sorrisos” é Janaína Lúcia Novais Costa, Jana, nossa fundadora. Casada com José Costa Filho (nosso cofundador), com quem tem três filhos biológicos e muitos filhos espirituais que acumulam ao longo da vida. Dona de um sorriso inigualável, leva o Sorriso de Deus a todos que passam por ela. Desde muito jovem, vive para amar, doa a vida por amor. Fundadora da Comunidade Católica Nova Berith, em 23 de maio de 1999, Janaína ouviu o chamado de Deus para trazer para à Terra um novo carisma: Ser Sorriso de Deus para o mundo e Esperança para os que sofrem. Nesta breve entrevista, Janaína fala sobre viver o carisma na simplicidade, sobre como levar alegria e esperança neste tempo de pandemia, dá dicas para ter uma vida de oração, e muito mais! Confira abaixo:

- Para você, o que é ser Sorriso de Deus para o mundo?

Janaína: Para mim, ser sorriso de Deus, é ser sinal de esperança para o mundo perdido, é ser testemunha do amor que vem de Deus e transborda para os irmãos. E é levar esse canal dessa alegria perfeita e dessa alegria completa que Deus quer que tenhamos e que nós temos que dizer ao povo: “olha, Deus te fez pra ser feliz!”.

- Como viver o carisma de ser Sorriso de Deus neste tempo de pandemia que estamos vivendo?

Janaína: Viver o carisma neste tempo é algo muito concreto. E como viver essa concretude de ser sorriso de Deus para o mundo? De ser esse sinal de esperança, de ser testemunha do amor e da alegria que vem de Deus diante de um caos? Pois é, é uma esperança que tá dentro de nós, é uma esperança que não passa, porque ela tem um sentido, ela não termina aqui. Não é algo que é só aqui, é algo que transcende Então, nós anunciamos através de pequenos gestos de amor concreto. Por exemplo: é ligar para o irmão que está doente e perguntar se precisa de algo; é você rezar por alguém que está internado, ser apoio à família; é abraçar os pobres, dando pão aos que têm fome, como o Projeto MAE (projeto social da Nova Berith); é manter a Adoração dando esse pão espiritual aos que têm fome da Palavra de Deus; é abraçar toda a pobreza das mais diversas periferias, abraçar nos pequenos gestos de amor, com todo coração, com corpo, alma e espírito. Esses gestos se transformam em sorriso de Deus para o mundo, porque o outro vai dizer: “eu fui amado”. E o amor leva à alegria e renova a esperança.

- Algumas pessoas estão com dificuldade para rezar diante de tantos problemas enfrentados. Qual a dica para ajudar na retomada (ou iniciar) da vida de oração?

Janaína: Neste tempo de pandemia, eu vejo, percebo e sinto que o deserto bateu à porta de muita gente. Um deserto espiritual, muitas pessoas, às vezes, com o coração perguntando: “onde está Deus? Cadê ele que eu não vejo?”. Eu digo a você que isso já é oração. Deus nos sonda profundamente, Ele nos vê, Ele nos conhece. Eu aconselho a quem não está conseguindo rezar, a voltar a uma intimidade com Deus, elevando o pensamento a Ele, de tempo em tempo, durante o dia: é em uma comida onde você dá graças; é em um colchão onde você deita, é em um descanso, é em um olhar para alguém, e você dar graças. Comece louvando, dando graças a Deus por tudo. Comecemos a substituir as lamúrias por louvor e logo logo você estará entrando no teu quarto, fechando a porta e rezando. Uma dica também que eu dou, que eu sei que é verdade, e eu repito isso: quantos tipos de oração há no mundo? A quantidade é o número de pessoas que há no mundo. A oração é um diálogo com Deus. E eu posso fazê-lo diante das dores, das alegrias… Santa Teresinha do Menino Jesus diz que a oração é um olhar para o alto. Tem outra santa que diz que encontrava Deus no meio das panelas. Outros que ao jogar futebol conseguiam encontrar Deus ali. Então, procura Deus nestes pequenos lugares, no mais escondido do teu coração, e louva! A dica é o louvor! Vai louvando! Começa louvando e terminarás na intimidade mais profunda com Deus.

- E para quem já está rezando, qual a dica para buscar um aprofundamento?

Janaína: Aos que já estão mais profundos na oração, que se reclinaram na intercessão, eu aconselho a encarnação, que é tomar para a vida, é tornar mais fecunda a vida de oração. E ela é fecunda e age em nós quando nós nos apoderamos daquilo que lemos na Palavra e proclamamos com nossas palavras. É na renovação do acreditar, da fé, que aquela Palavra é viva, eficaz, penetrante. Eu aconselho essa encarnação da Palavra na própria vida. É escolher um versículo e dizer: “Senhor me ajuda a viver hoje!”. É ler o Evangelho do dia e pegar uma ordem do Evangelho e aplicar em sua vida. Eu aconselho experimentar a metanóia, conversão profunda que é essa adaptação e configuração a Cristo Jesus. Não basta ler a Bíblia, tem que tomar posse, tem que ter fé.

Responda rápido:

- Uma música: Olho em tudo (é impossível não crer em ti), do Focolares

- Uma frase: Jesus te ama!

- Um versículo bíblico: Na minha vida são: “O pardal encontrou casa, a andorinha, ninho para si. Eu encontrei teus altares, Senhor!” (Sl 83,4) Também levo muito em minha vida o evangelho que diz: o Senhor vestiu os lírios, deu de comer aos pássaros, quanto mais a vós que são os meus filhos? (Lc 12, 27–31). E especificamente para este momento que estamos vivendo, tem sido muito importante Atos 1, 8: “Descerá sobre vós o Espírito Santo, e vos dará força; e sereis minhas testemunhas”.

- Um (a) santo (a): São Francisco de Assis

- Uma certeza: Jesus Cristo está vivo!

--

--

Nova Berith

Comunidade Católica Nova Berith. O nosso carisma é ser Sorriso de Deus para o Mundo!