Alegra-te! — mês de outubro

Nova Berith
7 min readOct 27, 2021

Amados irmãos, paz e alegria!

No mês de outubro vivenciamos com a Igreja o mês das missões e a semana de comemoração de nossos baluartes, Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco de Assis. Louvamos e agradecemos a Deus por nos impulsionar e por todos aqueles que são missionários, perto ou longe de casa. Na edição deste mês do Alegra-te, na sessão Viver o Carisma, refletimos sobre mais um princípio fundacional de nossa comunidade: Ser conduzido pelo Espírito Santo. Quem aborda para nós este tema é o nosso irmão consagrado de aliança Adriano Melo. Nesta edição temos ainda novidades sobre o musical de Natal Exulte e o convite do Papa Francisco a toda Igreja para participação no Sínodo dos Bispos.

Boa leitura a todos! Deus nos abençoe e conduza!

Viver o Carisma — Ser conduzido pelo Espírito Santo

Por: Adriano Melo

A tradição carmelitana nos conta que em determinada ocasião Santa Teresa D’Ávila estava com uma frigideira na mão preparando ovos para as irmãs do Carmelo quando simplesmente foi arrebatada e entrou em êxtase. Quando voltou a si, disse às demais: “Entre los pucheros, también anda el Señor” (Em meio às panelas também anda o Senhor).

Entre as muitas lições que podem ser tiradas desta história, destaco duas: primeiro, a santa vivia uma profunda intimidade com Deus; a segunda, não menos importante e consequência da primeira, porque era tão íntima do Senhor, Ele manifestou a sua glória ainda que não fosse aquele um momento ‘propriamente dito’ de oração. Isto nos ensina a quebrar paradigmas e rasgar rótulos que colocamos em nós mesmos e nos outros, dando gosto a nossa vida espiritual e tornando-a leve.

Irmãos, este fato da vida de Teresa e outros de tantos santos nos fala de uma postura de todos os sujeitos da nossa história de salvação: deixar-se ser conduzido pelo Espírito Santo. Este Espírito que pairava sobre as águas desde a criação (Gen 1,2) é o mesmo Espírito que perpassa toda a linha do tempo da história do homem desde que foi criado e, fundada a Igreja de Jesus Cristo em Pedro, é quem sustenta esta Igreja.

Deixar-se ser conduzido pelo Espírito Santo tem uma implicação direta: de renunciar conceitos, opiniões, a maneira de pensar para se permitir ser permeado pelo Espírito para que Ele gire a chave em nós e pensemos, falemos e ajamos de acordo com os valores do Evangelho.

O Espírito que nos conduz coloca em nós um amor tão grande que também nos suscita o desejo de tornar o reino de Deus conhecido: nos põe em um movimento de saída, primeiramente de nós mesmos, a pregar o Evangelho a toda criatura (Mc. 16,15).

Na prática do anúncio do reino, sair de si, a partir da experiência de se deixar ser conduzido pelo Espírito Santo significa dar a própria vida — não somente no sentido físico e material como Jesus Cristo na cruz, mas também — no sentido de que podemos disponibilizar em favor do Reino as nossas capacidades, habilidades, o nosso tempo (que bem precioso, não?).

E é nessa dinâmica que o Reino acontece: o Espírito Santo que pairava nas águas da criação é quem sustenta e movimenta o homem, multiplicando-lhe os talentos dados em prol da transformação da humanidade concebida à imagem e semelhança do Criador.

Deus os abençoe!

Ensinamentos do Papa

Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão

A Igreja de Deus é convocada em Sínodo. Este itinerário, que terá duração de dois anos, pertence ao sulco da “atualização” da Igreja, proposta pelo Concílio Vaticano II, teve seu início solene nos dias 9 e 10 de outubro em Roma, e em 17 de outubro em cada uma das Igrejas particulares. Uma etapa fundamental será a celebração da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023, a que se seguirá a fase de execução, que envolverá novamente as Igrejas particulares.

“O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. Esta forte mensagem de Deus é trazida até nós pelo Papa Francisco. “Caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário.”, traz-nos o documento preparatório para o Sínodo.

O espírito deste Sínodo é de encontro, escuta e discernimento. A interrogação que nos impele e orienta é: “como se realiza hoje, a diferentes níveis (do local ao universal) aquele “caminhar juntos” que permite à Igreja anunciar o Evangelho, em conformidade com a missão que lhe foi confiada; e que passos o Espírito nos convida a dar para crescer como Igreja sinodal?”

O Papa Francisco nos chama portanto a nos colocarmos à escuta do Espírito Santo que, como o vento, “sopra onde quer; ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai” (Jo 3, 8). Permaneçamos abertos às surpresas para as quais certamente o Sínodo nos predisporá ao longo do caminho.

“Não nos blindemos nas nossas certezas. Escutemo-nos.”

Berith no mundo — João Pessoa

O mês de dezembro se aproxima e nosso coração já sente que está chegando um momento muito especial para nossa comunidade: o musical de Natal Exulte! Neste ano, por causa dos cuidados ainda muito necessários para conter a pandemia de Covid-19, o musical será um pouco diferente dos últimos anos, mas temos certeza de que será uma experiência inesquecível para todos. Com o tema inédito: “EXULTE — São José, o guardião dos Sonhos de Deus”, esse ano as apresentações vão acontecer nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, em nossa casa de formação no Altiplano, em João Pessoa. “Teremos a apresentação em nossa casa, em um ambiente aberto, parecido com um teatro de arena, deixando todos com uma visão privilegiada do espetáculo, além de proporcionar a todos uma interação maravilhosa e sensação de estar em família ou entre amigos. A sinestesia, o cruzamento de sensações, que haverá no Exulte Musical esse ano, o deixará ainda mais como experiência pessoal, única e bela. É o cantar do pássaro, a folha que cai, a estrela no céu, a chuva que pode descer do céu, a lua e seu formato. Será um lindo momento para todos!”, destacou Janaína Novais, fundadora da Nova Berith.

Resumo de notícias

Festa dos baluartes — Neste mês, com muita alegria, vivenciamos a festa de nossos baluartes, Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco de Assis. Na semana de comemorações, tivemos ainda a missa das crianças, no dia 2 de outubro. No dia 3, vivemos a graça de participar da celebração da consagração de vida de Diego Nunes e Raphaela Lins, da consagração de aliança de Amanda Cunha, Gabriela Puziski e Lara Almeida, e da renovação da consagração de Maiara Miranda, Raphaela Priscilla, Richardson Marcelo e Thiago Vieira. Bendizemos ao Senhor por todo esse movimento trazido pelo Espírito Santo.

Campanha pizza missionária — Realizamos mais uma ação de arrecadação de recursos financeiros para manutenção de nossa Missão na África e também para doação de alimentação a irmãos em situação de rua em João Pessoa. Na campanha, convidamos todos a adquirirem pizzas para serem doadas aos necessitados em João Pessoa e o lucro das vendas foi revertido para a África. Em uma só ação, dois grupos de pessoas foram ajudados.

Novos postulantes — No dia 9 de outubro tivemos a celebração da missa de entrada de novos postulantes em nossa comunidade. Agora, esses irmãos seguem no caminho formativo, na caminhada para uma futura consagração a Deus por meio do carisma da Nova Berith.

Formações — Seguimos o itinerário com o nosso curso bíblico sobre Atos dos Apóstolos, toda sexta-feira. Neste mês, recebemos também uma outra formação muito importante: o psiquiatra Daniel Rebouças fez uma explanação para ajudar no discernimento entre sofrimento intenso e transtorno mental, para auxiliar no pastoreio, acompanhamentos, formações e atendimentos da comunidade.

Aniversário de 27 anos do Grupo São Francisco — Deus seja louvado por este grupo que trouxe tantos jovens ao encontro pessoal com Deus. Nossa fundadora Janaína Costa nos traz uma mensagem de esperança e alegria e nos exorta a lançarmos as redes: “Cheios de esperança, caridade e amor lancem as redes para atrair a juventude ao coração de Deus. Não tenham medo, não percam a esperança diante dos desafios do mundo. Cristo venceu o mundo. Vocês fazem parte dos vencedores com Cristo pois Ele é Deus. “Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” (Jo 16,33)

Vem por aí

Cerco de Jericó — Começa nesta quarta, dia 27 de outubro, o Cerco de Jericó em nossa casa de formação no Altiplano. Até o dia 2 de novembro, teremos adoração todas as noites das 19h às 23h e ao longo de sete quartas-feiras (até dia 8 de dezembro) teremos missa seguida de adoração.

Visitas da Virgem do Sorriso — Estamos reiniciando as visitas com a Virgem do Sorriso em João Pessoa. Levaremos a Virgem do Sorriso até as casa, para um momento de louvor, oração e fraternidade, pedindo a Nossa Senhora principalmente pela renovação da alegria e pela cura de males como a depressão. As visitas têm duração média de uma hora e podem ser agendadas pelo 83 9 8701–4075 (falar com Rossana).

--

--

Nova Berith

Comunidade Católica Nova Berith. O nosso carisma é ser Sorriso de Deus para o Mundo!